O arroz branco era só o primeiro passo para essa questionável “liberdade”.
E para você conquistar sua liberdade nessa receita, darei todas as minhas dicas e truques.
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de arroz tipo A
- 2 xícaras de água
- ¼ de xícara de óleo
- 1 envelope de tempero pronto para arroz
MODO DE PREPARO:
Lave o arroz e deixe escorrer por alguns minutos (img 1). Em fogo alto, coloque o óleo numa panela de pressão e deixe ficar quente (img 2). Acrescente o arroz e deixe fritar (img 4). Após, cubra o arroz com a água (img 5). Dica: eu sei que devo acrescentar a água quando o arroz começa a grudar com o óleo na panela. As medidas devem ser precisas, o mesmo recipiente de medida do arroz, deve ser o mesmo da medida de água (img 6). Coloque o envelope de tempero quando a água cobrir o arroz (img 7). Tampe e observe que logo a panela pegará pressão(img 8). Após três minutos, desligue o fogo, e aguarde toda a pressão sair. Dica: eu só abro a panela quando ela para totalmente de fazer barulho. Lembrando que, uma panela de pressão é como uma bomba relógio, se tentar abri-la antes do tempo, ela explodirá, causando grande estrago. Voilà, seu arroz está pronto.
OBS.: no envelope do tempero, há a sugestão de usar um sachê para cada medida de arroz. Na minha receita, a quantia de um sachê é o suficiente para duas medidas de arroz. Branquinho, soltinho e com sabor.
Agora, se você não tem um desses envelopes de tempero pronto para arroz, vai aí outra forma para não fazer feio:
- meia cebola picada
- dois dentes de alho picados
- uma colher de chá de sal
Na panela com o óleo quente, refogue a cebola e o alho, e logo após acrescente o sal. Não demore muito a acrescentar o arroz, pois a cebola e o alho fritam rápido, correndo risco de queimar.
Só comentando. Minha mãe diz que para fazer arroz em panela convencional, devem-se usar duas medidas de água para cada medida de arroz. Nunca tentei fazer dessa forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário